Árvore com 7,5m de altura formada por perfis metálicos de cantoneira de 1.1/4, 2 e 3 polegadas em ferro natural e 20 parafusos sextavados 3/8 por 1 polegada, com porca e arruela. Não requer rega ou fertilizantes. Não faz fotossíntese. Não produz oxigênio.
O perfil metálico de cantoneira é um elemento construtivo pré-fabricado, muito utilizado na construção civil, principalmente em projetos estruturais. Seus ângulos retos e faces perpendiculares favorecem projetos de estruturas mais racionais e ortogonais.
A partir desta premissa procuramos criar um novo olhar sobre este elemento construtivo. A estrutura, em forma de árvore, contrapõe toda rigidez do elemento pré-fabricado à um pensamento construtivo mais livre e orgânico. Porém o trabalho não nega a essência racional da cantoneira metálica e toma partido de todo o seu potencial construtivo.
Os diferentes ângulos dos “galhos” surgem a partir do encontro das faces de cada peça, presas umas às outras com parafusos. A estrutura minimalista composta por apenas um tipo de perfil metálico de tamanhos variados chega a balançar levemente com o vento, expressando toda a potência e maleabilidade do ferro.
A árvore, projetada e construída, sintetiza de maneira lúdica o nosso desejo de racionalizar a natureza.
FICHA TÉCNICA
Local: Jockey Clube, São Paulo - SP
Técnica: perfil metálico de cantoneira e parafuso
Ano do Projeto: 2017
Projeto: Nitsche
EQUIPE: João Nitsche, Pedro Nitsche, Lua Nitsche, André Scarpa, Rosário Borges de Pinho, Rodrigo Tamburus, Flavia Schikmann, Pamela Gomes e Mara Carvalho Cruz
Curadoria: Estudio FM
Fornecedor: F-Theo